terça-feira, 28 de junho de 2011

Sudaneses fazem referendo para decidir separação

O Sudão iniciou no último dia 9 de janeiro um referendo que deve aprovar a separação entre as regiões Sul e Norte. Divisões étnicas, tribais e religiosas causam conflitos que duram décadas no país.

A votação vai até o dia 15 e o resultado será anunciado em 22 de janeiro. É preciso um comparecimento de 60% dos eleitores. Há estimativa de 90% a favor. Ser for aprovado, será criado em julho o 193º país do mundo. O nome ainda não foi decidido.

O Sudão é o maior país do continente africano. A região Norte é de maioria árabe e mulçumana, enquanto no Sul há predomínio da população negra e cristã. Houve duas guerras pela independência do Sul: uma entre 1955 e 1972, e outra entre 1983 e 2005. Cerca de 2,5 milhões de pessoas foram mortas.

Um acordo estabelecido com o último cessar-fogo conferiu ao Sul autonomia do governo central de Cartum. Caso se torne um país, o Sudão do Sul será um dos mais pobres do mundo.

O Sudão, contudo, é rico em petróleo. Apesar de o Sul concentrar 80% das reservas, a exportação do produto depende do acesso ao Mar Vermelho, que é feito pelo Norte do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário